sexta-feira, 27 de setembro de 2019

metade



Meu corpo é a única coisa que tenho
                                                            que é nada               
                                          e como suicida
         luto contra moinhos, tempestades e solidão
                                                                  que é tudo.

Escondo-me nesta armadura de ossos, carne
                                                       e vestimentas
               e espio a vastidão do mundo pelos buracos dos olhos
                                              como quem espia lugares estranhos
                                                                                                infinitos
                                                                                            perigosos.

Meu corpo é a única coisa que tenho
para carregar o pretexto da alma.
É magro, feio e escandaloso
                                    o corpo
mas é única coisa que tenho
para caminhar pelo tempo e pelos sertões.

Garantia não tenho
se o meu corpo é forte e frágil ao mesmo instante
se me sujeito ao abismo
                        ao chão
                        à poeira
se estou marcado para me tornar saudade
                                                              lembrança
                                                         e fotografias
e minha história não terá mais
um cavalo para montar
e serei uma estátua invisível no espaço.
                
Garantia não tenho de nada
                                          nada
não levarei escondido no bolso
nenhuma semente
nenhum suspiro
nenhum gesto
pois tudo é podre
                    condenável
                    consumível.
Só é garantido o mais difícil:
                           a miragem na imensidão
                           o que se supõe ao longe
                           o completo mistério
para se chegar até lá
não se sabe com que corpo
não se sabe com que asas
não se sabe.


Nenhum comentário: