Trem da memória, de Nirton Venancio, descreve a geografia sentimental do Ceará. Percorre um trajeto que vai de um quintal idílico às nuvens que o verão dissipa.
As imagens contempladas pelo menino antigo evocam nomes e lugares de um tempo indelével que voa no trem fluido e misterioso das reminiscências.
O roteiro dos pássaros – e aqui uma referência ao título do premiado livro de estreia do autor, em 1981 - cresce em lirismo no olhar no poeta e do cineasta, em parceria os personagens do filme mágico avultam no cenário da infância. Os pais, os avós, as tias - os Totonhos Rodrigues, reverência que faço ao avô de Manuel Bandeira, citado em seus poemas Profundamente e Evocação do Recife - se embandeiram para marcar as fronteiras das paisagens e dos momentos que, embora longínquos, são trazidos à tona e revivem no transporte fluente e musical da poesia, que faz do quando um agora.
A poesia de Nirton Venancio tem o estilo do grande poeta pernambucano do lirismo libertador.
- Marcio Catunda, poeta (Rio de Janeiro)
..........................................................................................
Trem da memória, Editora Radiadora, 2022
Prefácio: Valdi Ferreira Lima
Posfácio: Mailson Furtado
O livro concorre ao Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2023 e ao IX Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, Faro, Portugal.
À venda com o autor e pelo site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário