sexta-feira, 22 de setembro de 2023

o trem da minha vida


Trem da memória, de Nirton Venancio (Editora Radiadora, 2022), é uma viagem sensorial, sinestésica, desperta muitas sensações. Embarca-se na viagem do Nirton menino e viramos meninos também. A composição poética, do ponto de vista da estrutura, é desordenada no sentido de que ela não precisa cumprir versificação. E assim, as palavras dançam, brincam. Percorrem linhas horizontais e verticais. O trem parece que quase descarrilha em algumas páginas, sai dos trilhos várias vezes em alguns trechos, e é quando a gente mais viaja!
Um cenário em cada estação, um episódio da família, da vizinhança, fatos da memória, são narrados como uma sequência de filmes que passaram pela cabeça do autor e pela do leitor, porque vamos construindo um filme também.
E o trem vai seguindo, tomando o rumo e prumo no final. Ou não, porque nas últimas páginas o trem que trouxe o menino do interior “chegou à estação João Felipe”, na capital, “e continua nos trilhos de minha vida”. “O que escrevo são incompletudes”, avisa o poeta.
Faz tempo que não caio de encantos por uma poesia que foge muito ao estilo do que tenho lido.
- Meire Viana, poeta, professora de literatura (Fortaleza)
.......................................................................
O livro concorre ao 65º Prêmio Jabuti, IX Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, Faro, Portugal, e Prêmio Literário Biblioteca Nacional.
À venda com o autor e pelo site www.radiadora.com.br


 

sábado, 9 de setembro de 2023

quando o poema ganha outra dimensão


O vento forte da vida nos mantém nessa praia lírica da amizade, do afeto, da delicadeza, querida Mona Gadelha, desde tanto mar dentro de nós. Meu coração abraça o seu. Amores que estendem os braços.

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

um trem na praia



Os olhos pequenos
(bilas que brilhavam
nos cantos da casa)
vasculhavam (também) os telhados
donde vazava o sol
e quando no negrume
as estrelas sobravam:
e
caiam
lentas
em
minha
rede
de
brim....
Versos de Trem da memória (Editora Radiadora, 2022) lidos literalmente ao balanço de uma rede, em frente ao marzão cearense da Praia da Baleia.
O colo, o coração, o afeto da amiga Meire Viana: mais uma estação.
.................................................................................................
O livro concorre ao 65º Prêmio Jabuti, Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2023, IX Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, Faro, Portugal, e Prêmio Literário Biblioteca Nacional.
À venda com o autor e pelo site www.radiadora.com.br