sexta-feira, 22 de setembro de 2023

o trem da minha vida


Trem da memória, de Nirton Venancio (Editora Radiadora, 2022), é uma viagem sensorial, sinestésica, desperta muitas sensações. Embarca-se na viagem do Nirton menino e viramos meninos também. A composição poética, do ponto de vista da estrutura, é desordenada no sentido de que ela não precisa cumprir versificação. E assim, as palavras dançam, brincam. Percorrem linhas horizontais e verticais. O trem parece que quase descarrilha em algumas páginas, sai dos trilhos várias vezes em alguns trechos, e é quando a gente mais viaja!
Um cenário em cada estação, um episódio da família, da vizinhança, fatos da memória, são narrados como uma sequência de filmes que passaram pela cabeça do autor e pela do leitor, porque vamos construindo um filme também.
E o trem vai seguindo, tomando o rumo e prumo no final. Ou não, porque nas últimas páginas o trem que trouxe o menino do interior “chegou à estação João Felipe”, na capital, “e continua nos trilhos de minha vida”. “O que escrevo são incompletudes”, avisa o poeta.
Faz tempo que não caio de encantos por uma poesia que foge muito ao estilo do que tenho lido.
- Meire Viana, poeta, professora de literatura (Fortaleza)
.......................................................................
O livro concorre ao 65º Prêmio Jabuti, IX Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, Faro, Portugal, e Prêmio Literário Biblioteca Nacional.
À venda com o autor e pelo site www.radiadora.com.br


 

Nenhum comentário: