domingo, 28 de agosto de 2022

o poema dentro do poema


Embarco no Trem da memória, de autoria do poeta e cineasta cearense, radicado em Brasília, Nirton Venancio. Deparo-me com o belo prefácio do poeta também cearense Valdi Ferreira Lima, e o pósfacio de outro poeta conterrâneo, Mailson Furtado, ganhador do prêmio Jabuti, e início minha prazerosa viagem nos poemas de Nirton, o menino de Crateús, que lá deixou um pedaço de seu coração e as marcas tácitas de seus passos nas ruas em descompasso.

Paro em várias estações, vejo a verve do autor que tem a alma assepsiada pelas águas do sagrado Poty. O mesmo rio “onde as águas barrentas e lavadeiras tristes" que Nirton cita em seus versos. Continuo minha viagem, percebo o estro do autor, criando belos versos, que são poemas dentro do poema. O menino pisa as areias mouras de Fortaleza. O seu eu lírico transborda versos impregnados de reminiscências.
O menino viu o mar! Cresceu, poetizou e com Rogaciano Leite Filho e outros escritores criou o Grupo Siriará de Literatura, em 1977. Hoje seus versos reverberam na Serra de Ibiapaba. Chego ao fim de minha viagem, não quero comparar o autor com Drumond, Fernando Pessoa, ou outros poetas. Eu li Nirton Venancio!!!
- Ismar Lemes de Abreu, poeta (Brasília – DF)
...............................................................
Trem da memória, poesia
Editora Radiadora, 2022
Coordenação editorial: Alan Mendonça
.................................................................................
O livro foi lançado em 30 de julho na sede da Editora no Espaço Cultural Kraft, em Fortaleza, e está à venda com o autor e pelo site www.radiadora.com.br

Nenhum comentário: