segunda-feira, 22 de agosto de 2022

o trem que segue


Desembarca por cá o mais recente livro do querido Nirton Venancio, editado pela Radiadora, "Trem da memória".
Tive a alegria de assinar alguns dizeres como posfácio, aqui replico:
"[...]
‘Trem da memória’ inicia-se como um plano-sequência, em mais um filme dirigido por Nirton, e segue e segue e segue num só fôlego a conversar pelo desbravar de ruas e outras reentrâncias que pulsam da memória marcadas em concreto e abstrato do que o menino de Crateús guardou para si de tantos e tantas. Nessa toada, o menino vai e volta, ‘o menino sumiu’ e nesse sumiço se emborca ao avesso contando o que viu, o que sabe e o que queria saber, sem qualquer julgamento de certezas. Nele vê e vive o trem, e também o longe para onde ele, em sua linha de ferro, se esconde a levar tantas dúvidas do mundo. Tudo é possível. Tudo pode. Já foi e é, na cidade guardada que Nirton escreve por encontros e desencontros.
Mas não é uma cidade ou cidades de um eu só que meramente marasma saudades. Há uma partilha de encontros, que se tornarão inertes se sozinhos. Nirton abre veredas aos trilhos impostos e os enreda às suas carreiras à margem do Poty, às suas ruas a inaugurarem as manhãs e dos tantos sonhos a cavucarem o futuro. Nada é antigo. Lá mora seu presente de sempre (acredito que ainda hoje o carregue o bolso). E assim traduz um sertão próximo de tudo que pode ser, e o amplifica em verbo. E segue. E chega em Fortaleza.
[...]
‘Cada verso me arreda. / Cada palavra me envereda’, assim indo e vindo, Nirton em seu ‘Trem da memória’ brinca de se inventar mutuamente, e se debulha sem qualquer cobrança mútua a escrevem suas-nossas histórias. Afinal, a poesia traz esse exercício de encontro noutras plagas para enxergar retratos em nossa estante, cá um pedaço de todos nós neste trem que ainda segue."
- Mailson Furtado, poeta (Varjota - CE)
.............................................................................
Trem da memória, poesia
Editora Radiadora, 2022
Coordenação editorial: Alan Mendonça
Prefácio: Valdi Ferreira Lima
Posfácio: Mailson Furtado
.................................................................................
O livro foi lançado em 30 de julho na sede da Editora no Espaço Cultural Kraft, em Fortaleza, e está à venda com o autor e pelo site www.radiadora.com.br

 

Nenhum comentário: