sexta-feira, 19 de agosto de 2022

viagem ao interior


 foto João Batista Oliveira


“Trem da memória”, o mais recente livro de poesia de Nirton Venancio, fascina. O belo poema longo é uma viagem no interior de outra viagem - o trem, lugar por excelência do ato de ler e deixar que a imaginação voe. Todo o poema é um símbolo da leitura, do leitor - passageiro de um trem que atravessa o sertão rumo ao mar, da ilusão de se viver em uma cidade grande - e vai tecendo memórias, histórias, lembranças, nomes, cidades, quintais, rios, ruas... solidão! Tecendo paixão, beleza, infância, casas, cinema, sonhos, a vontade impossível de retornar... encanto!
Impossível não lembrar a linda página de Liev Tolstói em “Ana Kariênina” (1878), mostrando a personagem lendo no trem, do início de “O Idiota” (1869), de Dostoiévski, do comovente conto "A viagem até o mar” (2003), do uruguaio Juan José Morosoli, e de seu compatriota Eduardo Galeano em “O livro dos abraços” (1989), no assombro/deslumbramento do menino frente ao mar: "Pai: me ajuda a olhar". E tantas outras páginas célebres da literatura mundial, de Tosltoi a Machado de Assis e seus trens, bondes como símbolos do encanto e da magia de ler/escrever.
Valdi Ferreira Lima diz no prefácio: "’Trem da Memória’ não é um livro de poesia para ser lido entre duas capas, mas uma biografia poética vivida e amada que continua para além de suas páginas", e Mailson Furtado no posfácio completa: "Nirton em seu ‘Trem da memória’ brinca de se inventar mutuamente, e se debulha sem qualquer cobrança mútua a escrever suas-nossas histórias". Palavras justas e acertadas, que morro de inveja por não ter sido eu que as disse.
Eu e nosso grande amigo em comum Galileu Viana, professor de Literatura, leitor atento e inteligente, afirmamos sem medo de nos equivocarmos: “O poema de Nirton não dá vontade de parar de ler; não desejamos que o livro termine e, mesmo depois de lida a última página, o poema-livro continua a reverberar em nossa memória para sempre".
- José Anchieta Oliveira, bibliófilo e crítico literário
.........................................................................
Trem da memória (Editora Radiadora, 2022), foi lançado em 30 de julho na sede da editora, Espaço Cultural Kraft, em Fortaleza.
Coordenação editorial: Alan Mendonça
Concepção gráfica: Léo de Oliveira e Alan Mendonça
Capa: Joseph M. W. Turner
Revisão: Galileu Viana
O livro está à venda com o autor, pelo site www.radiadora.com.br e na sede da editora.

Nenhum comentário: